Que Portugal é um país de contrastes, isso não é novidade.

Porém, uma das características mais marcantes é a culinária, que varia em cada parte do país, sendo sempre saborosa, criativa e tão acolhedora quanto os portugueses em si.

Separamos alguns dos melhores pratos que provamos e aprovamos (e marcou nossos corações rs) – que você não pode deixar de experimentar!

Abra as portas aos sentidos e aproveite cada sabor (delicioso) da terrinha lusitana:

Conheça como nossa viagem começou.

  • Migas 

    As migas são bastante consumidas principalmente na zona do Alentejo. Confesso que nunca tínhamos comido e ficamos um pouco apreensivos (no Brasil não se tem o costume de fazer pratos à base de pão), mas quando chegou o prato, nós AMAMOS.

    Podem trazer diversas variações de recheio, por exemplo coentros, aspargos, alheira, ovas, tomate e etc., além dos acompanhamentos: carnes ou legumes.

    Tem como ingrediente principal o pão, mas não é qualquer um, tem que ser um pão adequado: deve ser feito artesanalmente com bastante miolo, para chegar na consistência adequada do prato, que é macia e ao mesmo tempo consistente (dizem que é super difícil de fazer).

    Mês das Migas: durante o mês de fevereiro, diversos restaurantes do Concelho de Mora participam do evento, servindo mais opções deliciosas do que normalmente há no cardápio. Saiba mais aqui.

    Restaurantes que experimentamos: Olivença e Afonso

wp-1487615327614.jpg
Na primeira foto, a miga inteira. Na segunda e terceira já está servida com acompanhamentos. Restaurante Afonso.
  • Sopa de Coentros

    Á princípio também ficamos receosos com esse prato, pois normalmente o coentro tem sabor muito forte que é predominante.

    Mas, para nos surpreender novamente, foi um dos pratos que mais nos agradou (e esquentou no inverno). Não fica com sabor forte e é SUPER SABOROSO.

    É servido com um ovo inteiro (joga-se o ovo na panela quando a sopa já está pronta, sem mexer. Ele fica durinho e é possível cortar em pedaços já no prato.) Também é servido com pão (ou torradas) que se embebedam na sopa.

    Fica tão bom, não é difícil de fazer e alimenta super bem.

    Claro, encontra-se em vários restaurantes em Portugal, inclusive é um dos acompanhamentos do Mc Donald´s (além da famosa batatinha)!!!

 

  Não deixe de visitar o impressionante Museu da Ajuda.

wp-1487619715014.jpg
Imagem: Sopa a Mesa – Confira a receita no link
  • Francesinha

É um lanche típico do Porto, sendo um dos pratos mais criativos que já vimos (se não for o mais), e claro, como era de se esperar, foi mais uma surpresa para nós: É MARAVILHOSO!

Montado com duas fatias de pão, recheado com carnes, presunto e linguiças, é finalizado com queijo derretido e molho picante (feito com vinho do Porto). O que era antes um prato simples, hoje é gourmet e pode ser encontrado com diferentes recheios, incluindo opções (maravilhosas) vegetarianas.

Para acompanhar o lanche, se pede um príncipe misto, que é um chopp claro misturado com Seven Up (refrigerante parecido com Sprite), groselha ou chopp escuro. Experimentamos todos e são todos deliciosos, mas o que mais gostamos foi com chopp escuro.

Restaurante que indicamos: Lado B – tem também opção vegetariana (deliciosa, feito com tofu defumado e salsicha de soja) – é bem localizado, ótimo atendimento e preço justo. É conhecido como “a melhor francesinha do mundo”.

wp-1487637610474.jpg
Francesinhas com batata-frita e príncipe misto (chopp claro com chopp escuro) do Lado B
  • Sardinhas assadas (ou carapaus fritos)

Portugal é um país que tem o peixe como ingrediente número 1 em sua gastronomia, incluindo os frutos do mar.

A sardinha assada é um clássico típico de Lisboa e você pode encontrar nos inúmeros bares e restaurantes da cidade. Você também vai encontrar carapaus fritos para se deliciar.

São normalmente servidos com pimentões assados, batatas e azeitonas.

Ambos são crocantes, leves e saborosos, combinando com o verão português e se completando com uma cerveja gelada, vinho branco ou vinho verde (para fechar com chave de ouro).

sardinhas-assadas-forno-batata-murro-si-2
Imagem: Sabor Intenso – Confira a receita no link
  • Arroz de Marisco

Só o nome desse prato já aguça nossos paladares, né?

A gente não descansou enquanto não experimentou um delicioso arroz com mariscos, servido em uma panela bem quente acompanhado com vinho branco.

É um prato encontrado de Norte à Sul do país em toda a costa marítima, principalmente nos restaurantes juntos da praia.

Esse prato leva também camarões, lagostins e outros frutos do mar.

É uma mistura fantástica e super saborosa!

arroz-de-marisco
Imagem: Simplesmente receitas – Confira a receita no link
  • Caldeirada 

Fomos até a cidade de Peniche para provar a famosa caldeirada, prato típico da região que é praiana, com rochedos e praias de tirar o fôlego. É aquele tipo de lugar que as fotos não ficam feias NUNCA!

É preparado com peixes variados, camarões, mariscos, batatas cozidas, tomates, cebola e para fechar, um caldo apimentado na medida certa!

A região também produz excelentes vinhos como o Torres Vedras, Bombarral ou Aruda dos Vinhos, que combinam perfeitamente com os frutos do mar criados nos viveiros da região ou peixe capturados no seu rico litoral.

Quando for para Peniche, não deixe de visitar o Santuário de Buda em Portugal (é incrível)

caldeirada-peniche
Imagem retirada daqui
  • Sopa de Favas

Nós adoramos sopas e essa com certeza entrou para a nossa lista das favoritas, por ser leve, com um sabor suave e ao mesmo tempo marcante. É ótima para dias mais frios, é aquele prato que aquece o coração e é rica em nutrientes.

Essa sopa é típica da região das Beiras (entre o Douro e Estremadura), que possui uma cozinha vasta e diversa por ser uma zona de serra e de litoral.

favas
Imagem retirada daqui
  • Bifes de Atum

Esse prato realmente foi surpreendente, nunca tínhamos visto um bife de atum antes (a gente vê mais atum em conserva ou na culinária japonesa).

É uma peça grossa, com sabor marcante e extremamente macio, podendo ser assado ou cozido. É servido com arroz branco e batatas.

É um prato típico da Ilha da Madeira, sendo um dos mais famosos e solicitados.

Bife de Atum.JPG
Foto: Receitas da Selene – Confira a receita no link
  • Bacalhau com Queijo Serra da Estrela

Claro, isso não poderia faltar nessa lista, afinal, quem pensa em Portugal já se imagina comendo um prato típico de Bacalhau.

São tantas formas que os restaurantes preparam que ficamos até em dúvida sobre qual pedir.

Mas aqui vai uma dica especial: se você ama bacalhau, experimente com queijo da Serra da Estrela (um dos melhores e mais famosos queijos do mundo), você vai AMAR (não só o prato, mas também o passeio pela Serra que é incrível).

sh_0043
Imagem: Restaurante Rancho Português

Nós ficamos muito felizes em poder compartilhar esse conteúdo tão delicioso com vocês! Esperamos que gostem! Agora com licença, que precisamos de uma pausa para comer, esse post deu uma foooome!

Conta pra gente, você já conhecia esses pratos?

3 comentários em “As melhores comidas portuguesas (que você não pode morrer sem comer!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s