Que os holandeses têm uma cultura MUITO diferente da nossa, não é uma novidade. Mas certas coisas, só morando lá para saber!

Os países baixos nos recebeu com os braços tão abertos, que fez logo dois fãs apaixonados: lindos horizontes, canais cheios de vida e barcos, dias ensolarados com temperaturas maravilhosas, vinhos bons e baratos, crianças loirinhas brincando pelas ruas, muita batata-frita (s2) e uma belíssima natureza.

Claro, nem tudo são flores, tivemos que aprender muitas coisas (na marra, mesmo) e estranhamos muitas características da cultura holandesa.

Saiba quais são as 10 coisas que mais nos chamaram a atenção na nossa temporada nos Países Baixos:

  • 1º – Os holandeses são ainda mais fechados do que imaginávamos

menina

Eles são solícitos: se você estiver perdido ou demonstrando que tem algum problema na rua, provavelmente um deles vai parar e perguntar se pode ajudar. Mas, ao longo do tempo descobre-se que eles são tão distantes, mesmo que você já as conheceu antes ou faça parte da família, eles agem com frieza e se mostram fechados, além de serem muito ligados em formalidades e agendamentos. Ah, se você prometer algo e não cumprir (pode ser a coisa mais simples do mundo), eles ficam muito bravos.

  • 2º – Os semáforos são realmente inteligentes

semaforo

Pelo menos na cidade que morávamos, em Lemmer, eles eram inteligentes e quase não há filas de carro. Se uma faixa está vazia e a outra tem um carro, ela automaticamente fecha um e abre outro. Os botões de pedestres e bicicletas realmente funcionam, se você apertar, em alguns segundos os faróis fecharão para você passar.

  • 3º- É a raça mais alta e mais magra do mundo

tall

Ouvimos isso de uma guia em Amsterdã e realmente, eles são muito altos e magros. O que achamos mais engraçado foi o tamanho das pernas de calças nas lojas, são enormes, principalmente as masculinas. Realmente é muito diferente ao padrão brasileiro.

  • 4º – O horário oficial de jantar é às 18hrs, todos os dias.

boy-709943_1920

Se você sair de casa às 18h10, a cidade estará vazia. O horário de pico nos restaurantes é entre as 18h e 19h, horário que TODO MUNDO janta em família, independente da idade.

  • 5º – A maioria das famílias tem animais de estimação

cachorro

Que a Holanda é o único país que não há animais abandonados, não é uma novidade. Mas, chamou muito a atenção que a maioria das casas tem animais de estimação, cães ou gatos (a casa que ficamos tinha 2 patos também rs). No geral, amam animais e não ficam sem!

  • 6º – Os holandeses são friorentos e odeiam o frio

frio

Pois é, isso soa estranho, não acha? Mas reparamos que em muito momentos do outono não estava tão frio e vimos holandeses com casacos e capuz/toucas e encolhendo para se esquentar. Além disso, estão sempre reclamando do frio e com saudades do sol.

  • 7º – Holandeses não cantam parabéns no aniversário

torta

Isso é tão estranho para nós, estamos acostumados com decoração com bexigas, muitas comidinhas, bolo, guaraná, brigadeiro, parabéns a você e tudo mais!

O aniversário holandês é apenas uma reunião com pessoas mais próximas, que sentam em volta de uma mesa, comem um bolo tipico de aniversario chamado gebakje ou uma torta, servem café ou chá para beber e pronto! Acabou a festa!

Para as famílias mais festeiras, depois deste ritual servem algo salgado (sim, depois do doce) e uma bebida alcoolica chamada berenburg com coca cola.

Além disso, temos que falar parabéns, na chegada, para todos os integrantes da família e o presente normalmente é um envelope com dinheiro. Diferente, né?

Conheça aqui + 15 coisas que aprendi quando morei na Holanda.

  • 8º – No geral, não gostam de doces

apple

Pois é, não sabem o que é bom na vida! rs! Eles tem um paladar muito diferente do nosso. Certos doces que AMAMOS não são bem aceitos pois contém muito açúcar, como brigadeiros, por exemplo. Os doces que estão acostumados são bem mais amargos do que os brasileiros.

  • 9º – Eles comem pão com manteiga e granulado meio-amargo por cima

chocolate

No Brasil, comemos pão com requeijão, certo? Na Holanda, se come pão torrado com manteiga e uma camada de granulado meio-amargo por cima. Parece estranho, mas vou te contar: é DELICIOSO.

  • 10º – Almoçam apenas lanche (pão, pão e mais pão)

pao

No horário do almoço é comum ver pessoas pelas ruas comendo apenas um lanche. Nas empresas, levam um saco de pão, passam manteiga e pronto, estão almoçados. Pode esquecer os PFs se for morar lá! Rs

Leia aqui nosso primeiro choque cultural na Holanda. 

E você, tem mais coisas para contar? Divida com a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s